Weby shortcut
Logo final Ladffon

HISTÓRICO

Atualizado em 22/02/18 17:50.

O LADFFON – Laboratório de Análise do discurso, Fonética e Fonologia - foi criado a partir da iniciativa e do trabalho da professora. Dra. Gisele da Paz Nunes. Professora da UFG, Regional Catalão, desde o ano de 1993, e pesquisadora da área de Fonética e Fonologia, sempre idealizou que houvesse um espaço específico para a realização de pesquisas em sua área de atuação que pudesse ser utilizado por alunos e professores pesquisadores dos Cursos de Letras. Em 2006, surgiu a possibilidade de dar início ao processo de implantação deste laboratório com a participação do então Campus Catalão no Edital MCTInfra. Por meio de verbas obtidas neste Edital, foram feitas reformas para a instalação de três laboratórios de pesquisa destinados aos cursos de Letras. Decidiu-se que dois deles funcionariam em um mesmo espaço, o de Fonética e Fonologia e o de Análise do discurso, tendo sido criado, então, o LADFFON, que, além de destinar-se às atividades de pesquisa em Fonética e Fonologia, abrigaria as pesquisas nas várias vertentes da Análise do discurso. Naquele primeiro momento, foi feita reforma do espaço para que o laboratório pudesse ser instalado, foram montadas bancadas com capacidade para mais de vinte computadores, foi feita instalação elétrica e de internet, também foram adquiridos quatro computadores, um ar-condicionado, um quadro branco, duas escrivaninhas, duas mesas ovais, além gravador, microfones e estabilizador.

Em 2008, o projeto “Mulher de papel: discursos sobre a trabalhadora rural no ´Suplemento do Campo´ do jornal O Popular” foi contemplado no âmbito da Chamada Pública nº 007/2008, da FAPEG. Com a verba obtida, o LADFFON adquiriu uma impressora multifuncional, três armários e um arquivos de aço, duas cadeiras, uma TV e um aparelho de DVD. Além disso, parte da verba foi destinada à compra de livros com temática relacionada ao projeto de pesquisa submetido ao Edital, a assinaturas do Jornal “O Popular” para o LADFFON e, também, para as instituições parceiras da Rede de Pesquisa Leitura, Discurso e Mídia, a saber, o Colégio Estadual “Dona Iayá” e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Catalão e à aquisição de revistas especializadas na área dos projetos de pesquisa desenvolvidos no LADFFON.

Em 2009, a professora Dra. Gisele da Paz Nunes teve um projeto de Extensão aprovado no Edital nº 06 do Programa de Extensão Universitária PROEXT 2009 – MEC/SESu/DIFES. Com os recursos obtidos, o LADFFON adquiriu uma impressora laser, um projetor multimídia, materiais de consumo, livros teóricos nas áreas das pesquisas desenvolvidas no LADFFON  e livros de literatura infanto-juvenil e paradidáticos que, ao final do projeto, foram doados a escolas parceiras do projeto. Vários professores da UAELL contribuíram com as atividades de Extensão desenvolvidas, oferecendo oficinas a professores de Português do ensino fundamental e médio. Dentre eles, o professor Dr. Alexander Meireles da Silva, a professora Dra. Grenissa Bonvino Stafuzza e a professora Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo.

A despeito de a reforma para a implementação do LADFFON bem como a aquisição de boa parte dos equipamentos e mobiliário terem sido feitas com recursos obtidos com a participação em editais de fomento, é importante ressaltar que alguns dos equipamentos e móveis que, hoje, fazem parte do LADFFON, são resultado de reiteradas solicitações feitas pela professora Gisele da Paz Nunes, como coordenadora do LADFFON, à direção da Regional Catalão e à Reitoria da UFG. Também vale frisar o apoio dado pela UAELL ao Laboratório, pois, apesar de ter um orçamento sempre limitado, a Unidade vem atendendo, na medida do possível, as demandas do laboratório, seja providenciando cortinas, adquirindo algum equipamento para reposição ou mesmo emprestando equipamentos quando necessário.

Atualmente, o LADFFON vem se consolidando como um espaço para professores e alunos  realizarem suas pesquisas nas áreas de Fonética, Fonologia e Análise do discurso, contando, atualmente, com a participação de oito professores e de quarenta alunos pesquisadores. Destes, aproximadamente, vinte são da Graduação e vinte da Pós-graduação (Mestrado em Estudos da Linguagem).

Atividades de pesquisa são desenvolvidas no LADFFON pelos componentes dos seguintes grupos: Literatura e imaginário, marginalidade, estética e sociedade (L.I.M.E.S), liderado pelo prof. Dr. Alexander Meireles da Silva, Grupo de Pesquisa Gênero Discursivo e Ensino de Língua (GEGDEL), sob a liderança da profª Anair Valênia Martins Dias, Grupo de Pesquisa em Escrita e Leitura (GPEL), liderado pela profª Drª Erislane Rodrigues Ribeiro, Grupo de Estudos Discursivos (GEDIS), liderado pela profª Drª Grenissa Bonvino Staffuzza. Assim, possuem vínculo com o LADFFON professores pesquisadores, alunos de Graduação com bolsa PIBIC, PIVIC e PROLICEN, além de voluntários, bem como alunos do Mestrado em Estudos da Linguagem, bolsistas e não bolsistas, que desenvolvem pesquisas em consonância com a linha de pesquisa Texto e discurso.

Listar Todas Voltar