Grupos de pesquisa

L.I.M.E.S. - Literatura e Imaginário, Marginalidade, Estética e Sociedade

Líder: Alexander Meireles da Silva

O Grupo L.I.M.E.S. pretende propor e participar de eventos acadêmicos que promovam a divulgação da sua atividade na e sfera do aprofundamento e da ampliação dos conhecimentos literários no que se refere ao diálogo dos limites da Literatura com as questões do imaginário, marginalidade, estética e sociedade. Também está previsto o compartilhamento e troca de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e alunos envolvidos no grupo com outros pesquisadores do Brasil e exterior.

GEGDEL - Grupo de Pesquisa Gênero Discursivo e Ensino de Língua

Líder: Anair Valênia Martins Dias

Em alguns contextos educacionais, a educação linguística tem sido desenvolvida objetivando o ensino dos gêneros discursivos. No Brasil, essa proposta passou a circular mais amplamente na esfera escolar após a publicação e divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Fundamental II. Tomando como parâmetro a organização das atividades realizadas pelo ser humano em torno de esferas de comunicação, Bakhtin (2003[1952-1953], p. 279) define os gêneros como tipos relativamente estáveis de enunciados. Embora sejam produções individuais constituem-se atrelados sistematicamente às esferas de atividades desenvolvidas pelos sujeitos. Assim, espera-se capacitar alunos e professores para o desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem nas escolas de Ensino Fundamental II envolvendo as temáticas discutidas no grupo, além de propiciar um espaço de reflexão teórico-metodológica.

LEF-GO - Laboratório de Estudos Foucaultianos de Catalão

Líderes: Antônio Fernandes Júnior

Bruno Franceschini

O Laboratório de Estudos Foucaultianos de Catalão (LEF-GO) é um grupo de pesquisa vinculado à Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, sob coordenação dos professores Antônio Fernandes Júnior e Bruno Franceschini. O Grupo conta com a participação de pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação que desenvolvem seus trabalhos na área da Análise do Discurso de orientação foucaultiana. Dentre as atividades do LEF-GO, destacamos a realização de encontros para discussão de obras de Michel Foucault, a realização e a participação em eventos acadêmicos de abrangência nacional e internacional, bem como a publicação de artigos em livros e periódicos especializados. Dito isso, este grupo de pesquisa tem por proposta fomentar a discussão acerca de diferentes materialidades que tratam de discurso, dos processos de subjetivação, das relações de poder, dentre outros conceitos postulados pelo filósofo.

GPEL - Grupo de Pesquisa em Escrita e Leitura

O GPEL - Grupo de Pesquisa em Escrita e Leitura, de caráter multidisciplinar, reúne pesquisadores, alunos de Graduação e Pós-graduação das áreas de Letras e Ciências Humanas, cujas pesquisas dizem respeito à análise de  discursos materializados, preferencialmente, em textos escritos. São realizados estudos sob perspectivas teóricas diversas, a saber, a concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin e a Análise do discurso de linha francesa, as quais são tidas como construtos teóricos que favorecem a leitura e a interpretação de textos.  Os resultados das pesquisas realizadas vêm sendo publicados em artigos acadêmicos, resumos e trabalhos completos em Anais e têm sido apresentados, regularmente, em eventos científicos.

GEDIS - Grupo de Estudos Discursivos

Líder: Grenissa Bonvino Stafuzza

Formalizado em 2009 na Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, o Grupo de Estudos Discursivos (GEDIS-UFG-CNPQ) é composto por pesquisadores, bem como por alunos de graduação e de pós-graduação. O grupo desenvolve pesquisas que resultam em publicações individuais e conjuntas, bem como na participação e organização de eventos científicos. A relação de parceria entre os pesquisadores do GEDIS já resultou em publicações de coletâneas, livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas, que pretendem, sobretudo, divulgar pesquisas no contexto dos estudos discursivos realizadas em cooperação. No momento, os pesquisadores e participantes do GEDIS articulam-se em torno dos estudos do Círculo de Bakhtin e da Análise do Discurso de linha francesa (Foucault e Pêcheux). O interesse de estudo, que congrega as pesquisas dos membros, encontra-se no estudo do discurso e no pensamento bakhtiniano. Assim, o atual projeto contextualiza o interesse no estudo do discurso crítico, sublinhando a literatura, o cinema, a filosofia, a pedagogia, a política e a sociedade como temas de pesquisas. Acesse o site do GEDIS em: http://www.letras.catalao.ufg.br/gedis.