GEGDEL - Grupo de Pesquisa Gênero Discursivo e Ensino de Língua

Líder: Anair Valênia Martins Dias

Em alguns contextos educacionais, a educação linguística tem sido desenvolvida objetivando o ensino dos gêneros discursivos. No Brasil, essa proposta passou a circular mais amplamente na esfera escolar após a publicação e divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Fundamental II. Tomando como parâmetro a organização das atividades realizadas pelo ser humano em torno de esferas de comunicação, Bakhtin (2003[1952-1953], p. 279) define os gêneros como tipos relativamente estáveis de enunciados. Embora sejam produções individuais constituem-se atrelados sistematicamente às esferas de atividades desenvolvidas pelos sujeitos. Assim, espera-se capacitar alunos e professores para o desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem nas escolas de Ensino Fundamental II envolvendo as temáticas discutidas no grupo, além de propiciar um espaço de reflexão teórico-metodológica.